Qual o melhor repentista do Nordeste?
Qual o melhor repentista do Nordeste?
Ivanildo Vilanova é hoje, reconhecidamente, o maior repentista brasileiro. O mais respeitado de todos. Mora em Campina Grande, Paraíba, capital dos repentistas, dos cantadores, a três horas de João Pessoal. Lá se reúnem alguns dos maiores violeiros brasileiros.
Quais são os melhores repentistas do Brasil?
Repentistas do Brasil
- Everaldo Nóbrega.
- Valdir Teles.
- João Paraibano.
- Jonas Bezerra.
- Moacir Laurentino.
- Sebastião da Silva.
- Sebastião Dias.
- Geraldo Amâncio.
Quem são os repentistas E o que é preciso para ser um bom repentista?
“Para ser um bom repentista é preciso o dom e o esforço em estudar e adquirir conhecimentos gerais”, observa o repentista Jonas Bezerra, apontado com um dos melhores da nova geração. Em julho, vai fazer apresentações em João Pessoa, na Paraíba, a convite do violeiro, Oliveira de Panelas.
Qual é o instrumento mais utilizado pelos repentistas?
Quando o instrumento usado é o pandeiro, o repente é chamado de coco de embolada. Os violeiros nordestinos formam um repente, que é a habilidade que o poeta tem de compor versos na hora, geralmente em resposta à provocação anterior criada pelo outro violeiro da dupla.
Quais são os principais repentistas do nordeste?
É rica a safra de repentistas de Pernambuco, merecendo destaque especial Ivanildo Vila Nova. Seguem-se nomes como os de José Carlos, do Pajeú, Oliveira, de Panelas, Luciano Leonel, João Lídio, José Ivo, Maurício Lima, Luiz Batista, João Bosco Evaristo, estes dois últimos cegos, e tantos outros nomes famosos.
O que é o repente nordestino?
O repente ou cantoria é uma arte poético-musical comum no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pela improvisação de estrofes, ou seja, pela sua composição no momento da apresentação. Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes.
O que são os cantores repentistas?
Seus poetas são chamados de cantadores, repentistas ou violeiros, e atuam sempre em duplas, alternando-se no canto de estrofes compostas sob regras bastante rígidas de rima, métrica e coerência temática. Sua característica fundamental é o improviso, ou seja, a criação dos versos no momento da apresentação.
O que é Repente exemplos?
Repente (conhecido também como Cantoria) é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. Há dezenas de modalidades do repente, entre elas a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.
O que o repentista faz antes de começar o repente?
Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes. No improviso, o cantador guia-se por esses modelos estéticos, dentre os quais ressalto como o principal fundamento prático do repente o ritmo poético incorporado por esses poetas.
Como é chamado quem produz os repentes?
Seus personagens, chamados de repentistas ou cantadores improvisam versos sobre os mais variados assuntos, e andando pelas feiras e espaços populares se apresentam sozinho ou trocam versos com outro cantador, o chamado desafio.
Qual o instrumento usado nos repentes?
O repente possui diversos modelos de métrica e rima, e seu canto costuma ser acompanhado de instrumento musical. Quando o instrumento usado é o pandeiro, o repente é chamado de coco de embolada; acompanhado do violão, denomina-se Cantoria.
Quais os instrumentos os repentistas usam?
Repente (conhecido também como Cantoria) é uma arte brasileira baseada no improviso Caracteriza-se, além do improviso, pelo uso de dois instrumentos musicais: o violão e o acordeon.