Tem trote em faculdade particular?
Tem trote em faculdade particular?
Presente em grande parte das faculdades no Brasil, públicas e privadas, o trote varia em cada instituição. As atividades mais comuns para identificar os bichos são raspar o cabelo dos meninos e usar tinta no corpo e na roupa.
O que é um trote de faculdade?
O trote universitário ou trote estudantil é uma espécie de ritual de iniciação dos calouros, ou seja, dos estudantes que, por terem sido aprovados no vestibular, ingressaram no ensino superior.
É obrigado a participar do trote de faculdade?
A resposta mais curta é: Não! Trotes e festas são legais, mas nem todos gostam ou tem tempo para participar, embora tenha tempo para outras atividades relacionadas ao curso, de ondem surgem amizades tanto por meio da interação na sala de aula, quanto pelos corredores da universidade.
O que acontece com quem não participa do trote?
No entanto, os trotes violentos, que obrigam a participação do aluno, com punições severas a quem se recusa, e colocam o calouro em situação de vexame e até mesmo de risco a sua saúde e integridade física, devem ser evitados e até mesmo denunciados.
Qual a origem do Trote universitário?
Ao mesmo tempo em que o trote universitário pode auxiliar na interação dos estudantes, ele também é capaz de provocar danos irreparáveis. Originado na Europa, em plena Idade Média, o trote universitário já passou por diferentes fases nesses mais de 600 anos de existência.
Quais são as conclusões do Trote?
Portanto, do ponto de vista da antropologia cultural, o trote se classifica como um “rito de passagem de margem”, permitindo que, dele, sejam extraídas quatro conclusões preliminaresː O trote é um rito de passagem às avessas, representando uma prática oposta aos valores humanistas da universidade.
Quais são os trotes mais tradicionais da universidade brasileira?
Aqui vai a lista dos 10 trotes mais tradicionais e escrotos da universidade brasileira. A provável origem dessa tradição está na época da ditadura militar. Os estudantes procuravam produzir textos a favor da resistência, mas não se identificavam diretamente para não serem pegos pelas autoridades.
Será que a questão do Trote é polêmica?
A questão do trote sempre foi muito polêmica. Nunca tive uma opinião definida. Conversando com pedagogos e psicólogos, muitos já me falaram que o simples fato de um calouro receber um apelido carinhoso já pode deixar traços marcantes em sua personalidade, dependendo do significado do apelido e do modo como é recebido internamente.