Como a taxa de juros afeta a economia?
Como a taxa de juros afeta a economia?
Quando a taxa básica de juros sobe, ela pressiona para cima o preço de serviços financeiros como financiamentos, empréstimos bancários, taxa do cartão, entre outras modalidades de crédito. Por outro lado, os investimentos em renda fixa, como CDB, LCI, LCA, entre outros, tendem a se valorizar.
Quais os impactos negativos para a economia da elevação da taxa de juros?
Dessa forma, o aumento da taxa de juros pode levar à redução da inflação, via taxa de câmbio. A essa situação, alguns autores dão o nome de “âncora cambial”. O efeito negativo desse cenário é a piora da balança comercial, pois os bens importados ficam mais baratos e os bens exportados pelo país, mais caros.
O que é a taxa básica de juros?
A taxa de juros pode ser definida como o preço do uso do dinheiro para um determinado período de tempo. Um aumento na taxa de juros afetará investimento e consumo negativamente e, assim, interferirá no crescimento da economia.
Qual os efeitos na economia de um aumento na taxa de juros?
Para o longo prazo, essa taxa mais alta também desestimula o investimento produtivo. A taxa mais alta também impede que pessoas que gostariam de investir no lado produtivo o façam, porque elas vão pagar um custo maior de pegar um empréstimo desse capital.
Quais são as taxas de juros?
As taxas de juros são um termo geral, pois existem vários tipos e variações de taxas, que incluem: juros de taxa fixa, juros de taxa variável, TAEG, e é igualmente importante entender a composição das taxas de juros.
Qual a taxa média de juros em Selic?
A taxa média desses negócios, apurada todos os dias, é chamada de Selic “efetiva”. O nome diz tudo: é o percentual de juros que efetivamente está sendo praticado nesse mercado. Mas existe ainda a Selic “meta” – e é provavelmente sobre essa que você costuma ouvir falar com mais frequência no seu dia a dia.
Quais os juros básicos da economia brasileira?
A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país – sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.