O que significa confundir alhos com bugalhos?
O que significa confundir alhos com bugalhos?
“Trocar alhos por bugalhos” ou “confundir alho e bugalho” é uma expressão popular comum no Brasil e em Portugal, usada para se referir ao ato de confundir ou trocar coisas que são completamente diferentes.
O quê Alhos tem a ver com bugalhos?
Quando se diz que alguém troca alhos por bugalhos significa que faz confusão em relação a algo, seja uma situação, fato ou entre coisas que não tem nada a ver uma com a outra (mesmo que sejam ligeiramente semelhantes).
Que são bugalhos?
Chama-se bugalho a uma excrescência de forma arredondada que se forma em algumas espécies de ávores do género Quercus (carvalhos, sobreiros e azinheiras) na sequência do depósito, num dos seus ramos, de um ovo de vespa.
Para que servem os bugalhos?
Para que servem os bugalhos? Geralmente, os bugalhos funcionam como local para os insectos depositarem os seus ovos em segurança, protegidos de possíveis predadores. Esta é a estratégia adoptada pela vespa das galhas (Cynips tozae), por exemplo.
Por que algumas árvores têm bugalhos?
Porque é que algumas árvores têm bugalhos? Maria João Horta Parreira, da associação Plantar uma Árvore, explica o que são os bugalhos, onde crescem e para que servem. Confundir bolotas com bugalhos não é vergonha nenhuma. À primeira vista podem parecer estruturas semelhantes. Mas são coisas bem diferentes.
Como funcionam os bugalhos na picada?
Além do agente causador, os bugalhos também variam consoante o local da picada e as plantas afetadas. Geralmente, “os bugalhos funcionam como local para os insetos depositarem os seus ovos em segurança, protegidos de possíveis predadores”. Esta é a estratégia adoptada pela vespa das galhas (Cynips tozae), por exemplo.
Por que os carvalhos são sensíveis à formação de bugalhos?
“Os carvalhos são particularmente sensíveis à formação de bugalhos, sendo os mais comuns causados por insetos himenópteros (do grupo das abelhas, vespas e formigas) ”, acrescenta. As interações entre as plantas e os insetos sempre ocorreram de um modo natural e espontâneo.
https://www.youtube.com/watch?v=rQxZaI5tB3A