O que diz o artigo 32 da lei de crimes ambientais?
O que diz o artigo 32 da lei de crimes ambientais?
32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
O que foi alterado recentemente no artigo 32 da Lei 9.605 98?
O artigo 32, § 1º. – A da Lei 9.605/98, com nova redação dada pela Lei 14.064/20 coíbe, mediante pena de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda, os “maus – tratos contra animais”, mais especificamente ainda, contra cães e gatos.
Quais são os crimes ambientais elencados na Lei 9.605 98?
Portanto, os crimes ambientais da Lei 9.605/98 são divididos em cinco tipos: crimes contra a fauna, a flora, crimes de poluição e outros, crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, crimes contra a administração ambiental.
O que é crime ambiental Lei 9605 98?
São considerados crimes ambientais a pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem autorização ou em desacordo com a obtida e a não-recuperação da área explorada; a produção, processamento, embalagem, importação, exportação, comercialização, fornecimento, transporte, armazenamento, guarda, abandono ou uso de …
O que diz a lei brasileira sobre crimes ambientais?
Lei 9.605/98 comentada: o que é considerado crime ambiental Além das ações que desrespeitam os limites estabelecidos pela Lei 9.605/98, também será considerado crime ambiental qualquer conduta que desconsidere a legislação ambiental, ainda que não chegue, de fato, a causar dano ao meio ambiente.
Quais são os 3 crimes ambientais da legislação brasileira?
Tipos de crimes ambientais
- Crimes contra a fauna;
- Crimes contra a flora;
- Poluição e outros crimes ambientais;
- Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural;
- Crimes contra a administração ambiental e infrações administrativas.
Quem maltrata os animais e enquadrado no Art 32 da Lei 9.605 98?
Qual foi a alteração legislativa incluída nesta Lei no ano de 2020 acerca dos crimes ambientais?
Projeto de lei em análise no Senado prevê a duplicação de penas para crimes ambientais cometidos durante a vigência de estado de emergência ou de calamidade. O texto altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605, de 1998). …
Quais são as agravantes da lei de crimes ambientais?
São circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime: I – reincidência nos crimes de natureza ambiental; II – ter o agente cometido a infração: a) para obter vantagem pecuniária; b) coagindo outrem para a execução material da infração; c) afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a …
O que é a Lei de Crimes Ambientais quais as orientações?
A Lei dos Crimes Ambientais, instituída através da lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Este reconhecimento impõe ao Poder Público e à coletividade a responsabilidade pela proteção ambiental.
Qual o objetivo da lei dos crimes ambientais?
A Lei dos Crimes Ambientais, instituída através da lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A proteção ambiental é princípio expresso na Constituição Federal, que no seu art.
Quais são os principais crimes ambientais do Brasil?
- Crimes contra a flora.
- Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural.
- Crime de emissão de efluentes.
- Crime de destruição da floresta.
- Crime de destruição de locais de presevarção.
- Uso de produtos tóxicos e nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.
- Empreendimentos potencialmente poluidores sem licença.