Users' questions

Qual o correto Vende-se casas ou Vendem-se casas?

Qual o correto Vende-se casas ou Vendem-se casas?

É por isso que a resposta correta à pergunta do título é “vendem-se casas”. Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural.

Qual o correto Vendem-se?

Vendem-se casas. Objeto no singular (casa), verbo no singular (vende-se). Objeto no plural (casas), verbo no plural (vendem-se).

É correto dizer Vende-se esta casa?

Do ponto de vista linguístico e gramatical, as duas construções estão corretas. “Vende-se casas” deve ser entendido como: Alguém vende casas. “Vendem-se casas” deve ser entendido como: As casas são vendidas.

Qual é o sujeito Vende-se casas?

Na frase Vendem-se casas, o sujeito é casas e o verbo, seguido de um pronome se apassivante, concorda com o sujeito. Esta frase é equivalente a casas são vendidas. Na frase Vende-se casas, o sujeito indeterminado está representado pelo pronome pessoal se, com o qual o verbo concorda.

Faz ou fazem 24 horas?

Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele faz” ou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular.

Como identificar o sujeito inexistente?

O sujeito inexistente ocorre no que chamamos de oração sem sujeito, e é acompanhado por um verbo impessoal. Os verbos impessoais não são acompanhados por sujeitos e podem indicar: fenômenos da natureza (chover, nevar, fazer frio, fazer calor etc.); tempo decorrido (ser, fazer, etc.)

Qual a forma correta de se escrever Vende-se este?

Vendendo vem do verbo vender. O mesmo que: negociando, cedendo, colocando, alienando, mercando, traspassando.

Precisa-se de operários ou Precisam-se de operários?

2. “PRECISA-SE ou PRECISAM-SE de operários?” O certo é “PRECISA-SE de operários”. Neste caso, a partícula “SE” tem a função de tornar o sujeito indeterminado.

O que é voz passiva exemplos?

Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.

Qual o sujeito da frase Vende-se boas casas neste bairro?

c) Sujeito indeterminado.

Qual o sujeito da frase chovia muito?

O sujeito é indeterminado, pois “chovia” é uma ação da natureza, assim como ventava, nevava, fazia sol.

Faz 30 dias ou fazem 30 dias?

Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele faz” ou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”.

Será que vende-se ou vendem-se casas?

Vende-se casas ou vendem-se casas, qual é o certo? * Respondido por Vivien Chivalski – Facilitadora do Instituto Passadori de Educação Corporativa São Paulo – Concordância verbal – escolher entre singular e plural – é uma pedra no sapato de todos.

Por que as casas são vendidas?

Casas são vendidas. Nesse caso, “se” funciona como pronome apassivador. A frase está na voz passiva sintética, que só costuma aparecer junto a verbos que admitem objetos diretos na voz ativa. Repare que o verbo estabelece concordância com o sujeito:

Como vende-se ou vendem-se?

Tire suas dúvidas de português aqui! “Vende-se” ou “vendem-se”? É uma cena bastante comum de se ver. Um proprietário que deseja negociar seus imóveis e, a fim de chamar a atenção de possíveis interessados, elabora placas para dar destaque às ofertas. Mas, e agora? Vende-se ou vendem-se? Qual o correto?