Other

Quem indica os ministros do Supremo Tribunal Federal?

Quem indica os ministros do Supremo Tribunal Federal?

Os membros da corte, referidos como ministros do Supremo Tribunal Federal, são escolhidos pelo presidente da República entre os cidadãos com mais de 35 e menos de 65 anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

Qual presidente fechou o STF?

Artur da Costa e Silva GCTE • GCC (Taquari, 3 de outubro de 1899 — Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 1969) foi um militar e político brasileiro. Foi o 27º Presidente do Brasil, o segundo do período da Ditadura Militar.

O que é decano do Supremo Tribunal Federal?

Ministro Celso de Mello, decano do STF, em 2009. José Celso de Mello Filho (Tatuí, 1 de novembro de 1945) é um jurista e magistrado brasileiro.

Onde nasceram os ministros do STF?

Supremo Tribunal Federal – República

Vaga Ordem Estado de origem
1 6 Pernambuco
7 Bahia
2 1 Bahia
2 Rio Grande do Sul

Quem é o ministro do Supremo Tribunal Federal?

Foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 2003 até 2014, tendo sido presidente do tribunal de 2012 a 2014. Atualmente, é advogado. Formado em Direito pela Universidade de Brasília em 1979, especializou-se em Direito e Estado. Também é mestre e doutor em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas).

Quais são os ministros do Supremo Tribunal de Justiça?

Esta é uma lista de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil desde sua fundação como Supremo Tribunal de Justiça, nome pelo qual atendia a suprema corte brasileira no período imperial (1822-1889). O Supremo Tribunal de Justiça teve 131 ministros, dos quais 10 integraram o STF, que além destes, ao momento já teve 167 ministros e 168

Quem será o primeiro ministro da atual composição do STF?

Celso de Mello será o primeiro ministro da atual composição do STF a atingir a data limite, ao completar seus 75 anos em novembro de 2020. Ele atualmente é o decano do Supremo, ou seja, o

Qual a denominação do Supremo Tribunal Federal?

Com a Proclamação da República do Brasil, a denominação “Supremo Tribunal Federal” foi adotada na Constituição Provisória publicada com o Decreto nº 510, de 22 de junho de 1890.

https://www.youtube.com/watch?v=gtYm0kRK_5s