Other

Quais foram os 3 principais governadores gerais?

Quais foram os 3 principais governadores gerais?

Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572.

Quem foram os três primeiros governadores gerais do Brasil destacando seus feitos?

Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572. Com Tomé de Sousa, vieram os primeiros jesuítas para o Brasil, responsáveis pela catequização e pacificação dos indígenas.

Qual era o objetivo do governo geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de “dar favor e ajuda” aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral. O documento detalhava as funções do novo representante do governo português na Colônia.

Quais foram os principais feitos dos governadores gerais?

– Instalou a capital na cidade de Salvador (primeira capital brasileira). – Para viabilizar a colonização no litoral nordestino, executou uma estratégia de combate aos indígenas, principalmente na região litorânea do atual estado da Bahia. – Enfrentou a invasão dos franceses no litoral do Rio de Janeiro.

Quem foi o primeiro o segundo e o terceiro Governador-geral?

Índice

Nome Título
1 Tomé de Sousa governador
2 Duarte da Costa governador
3 Mem de Sá governador
Fernão da Silva interino

Qual o nome do segundo Governador-geral da colônia?

Duarte da Costa
Duarte da Costa foi um importante administrador português e o segundo governador geral do Brasil Colônia, durante os anos de 1553-1558.

Qual foi o segundo governador do Brasil?

Duarte da Costa (início do 1505 — 1560) foi um nobre e administrador colonial português. Membro do Conselho Real, foi embaixador na corte de Carlos I de Espanha. Foi nomeado como segundo governador-geral do Brasil (1553-1558).

Quem foram Tomé de Souza Duarte da Costa e Mem de Sá?

Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa (que governou de 1549 a 1553), Duarte da Costa (1553-1558) e Mem de Sá (1558-1572). Militar e administrador português, Tomé de Sousa chegou ao Brasil numa esquadra de seis embarcações, trazendo com ele mais de mil pessoas.

O que o governo geral estimular vá?

Naquele que o primeiro governador-geral recebeu, constava fundar uma cidade na capitania da Bahia de Todos os Santos, que serviria como capital da América portuguesa; pacificar índios rebelados; construir fortificações; doar terras (sesmarias); além de enfrentar piratas e contrabandistas.

Quais são as características do governo geral?

O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.

Quais cargos foram criados para ajudar o governo?

Para realizar essas funções foram criados alguns cargos de auxílio ao governador-geral. Dentre esses é necessário citar o de provedor-mor, o supervisor das finanças e da arrecadação de impostos; o ouvidor-mor, o responsável pela justiça; e o capitão-mor, o responsável pela defesa da colônia.

Quem eram os homens bons e qual era o seu espaço de atuação?

As câmaras e os vereadores Conhecidos popularmente como “homens bons”, estes vereadores eram pessoas ricas e influentes (geralmente grandes proprietários de terras) da vila, ou seja, integrantes da elite colonial. Somente os integrantes desta elite colonial podiam ser eleitos para exercer o cargo de vereador.

Quem foi o primeiro governador geral do Brasil?

No posto de primeiro governador geral do Brasil, fundou a cidade de Salvador, a mando do Rei Dom João III. Na época, a cidade foi fundada com o nome de “São Salvador da Bahia de Todos os Santos” (antiga capitania da Bahia de Todos os Santos – hoje da Bahia ), em homenagem a Jesus Cristo.

Quem foi o primeiro governador-geral de Pernambuco?

Entre os principais problemas enfrentados pelo primeiro governador-geral, estava a luta pelo reconhecimento de sua autoridade, contestada por diversos donatários, entre os quais Duarte Coelho, da próspera capitania de Pernambuco, pois os mesmo não aceitavam, na prática, a acatar suas ordens. Tais problemas só foram superados com o tempo.

Qual foi o primeiro governo-geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548. Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. Ouvir: Governo-Geral: resumo, implantação, primeiro Governo-Geral 0:00

Quem foi o governador do Rio de Janeiro?

Além disso, enfrentou a invasão dos franceses no Rio de Janeiro e combateu fortemente os indígenas do litoral baiano, com a intenção de colonizar aquela faixa de território. O maior feito de seu governo foi a criação da cidade de São Sebastião do Rio do Janeiro, em 1565. A atual cidade do Rio de Janeiro foi criada por seu sobrinho, Estácio de Sá.