Other

Como fazer um FMEA de Projeto?

Como fazer um FMEA de Projeto?

Como fazer um FMEA em 10 passos

  1. Passo 1: Reveja o processo.
  2. Passo 2: Faça um brainstorming sobre possíveis modos de falha.
  3. Passo 3: Liste os potenciais efeitos de cada modo de falha.
  4. Passo 4: Crie classificações de gravidade.
  5. Passo 5: Crie classificações de ocorrência.
  6. Passo 6: Crie classificações de detecção.

O que é FMEA de Projeto?

FMEA (Failure Mode and Effects Analysis – Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos) é uma abordagem sistemática que aplica um método de análise para ajudar no processo de identificação de problemas potenciais, suas causas e efeitos, através do trabalho em equipe.

Quais as etapas para aplicação de FMEA?

ETAPAS DA CONCEPÇÃO DO FMEA

  1. Definir o processo que será analisado;
  2. Definir a equipe, priorizando os aspectos multidisciplinares;
  3. Definir a não conformidade (modo da falha);
  4. Identificar seus efeitos;
  5. Identificar sua causa principal e outras causas;
  6. Priorizar as falhas através do nível de risco;

Como calcular o FMEA?

Para a Detecção, por fim, 1 remete a muita probabilidade de identificar a falha e 10, pouca probabilidade. A partir dos números obtidos, é possível fazer o cálculo: NPR = Severidade X Ocorrência X Detecção.

Quais são os exemplos de FMEA?

A partir de agora, vamos trazer exemplos de FMEA para que você possa conhecer mais sobre a ferramenta que acompanha todas as etapas de um produto, desde a concepção do projeto até a entrega ao consumidor final.

Como foi adotada a metodologia FMEA?

Na década seguinte, foi adotada pela NASA, no famoso projeto Apollo. Já nos anos 70, foi adotado na indústria automotiva, onde se faz presente até hoje. Apesar de ter sido desenvolvida com um enfoque no projeto de novos produtos e processos, a metodologia FMEA, pela sua grande utilidade, passou a ser aplicada de diversas maneiras.

Como usar o FMEA no desenvolvimento de produtos?

Originalmente utilizado no desenvolvimento de produtos, também é eficaz na melhoria do design de processos e sistemas de negócios. Ao usar o FMEA, você começa olhando detalhadamente na solução proposta e então você identifica sistematicamente todos os pontos onde ele poderia falhar.

Como aplicar o FMEA no seu negócio?

Ou seja, a aplicação do FMEA não fica restrita aos exemplos apresentados a seguir. De todo modo, use as informações abaixo para se inspirar e levar o FMEA ao seu negócio. O Processo de Análise de Modo e Efeitos de Falha (PFMEA) atua na verificação e acompanhamento dos processos produtivos. Seu objetivo final é melhorar a eficiência produtiva.