Guidelines

Como saber a perda auditiva na audiometria?

Como saber a perda auditiva na audiometria?

Caso os sons ouvidos comecem em 50 decibéis, o paciente tem uma perda auditiva leve. Se só escuta entre 55 e 70 decibéis, a perda é moderada; entre 75 e 90 decibéis, perda severa; acima de 90 decibéis, perda profunda. Com base nestas informações, o especialista determina o tipo e o grau da perda.

Qual exame é feito para detectar surdez?

A audiometria é considerada um dos principais exames no diagnóstico de surdez e acompanhamento de perda auditiva e deve ser realizada de forma rotineira, não apenas quando surgem problemas na audição. O principal objetivo do exame é o de detectar o tipo e grau de perda auditiva.

O que causa perda auditiva neurossensorial?

A causa mais comum da perda auditiva neurossensorial é o envelhecimento. À medida que envelhecemos, os cabelos pequenos em nosso ouvido interno ficam danificados e são menos capazes de transmitir som.

O que é perda auditiva sensorial?

A perda auditiva neurossensorial é também conhecida como surdez sensorioneural. Essa alteração ocorre no ouvido interno, quando os condutores nervosos ou as células ciliadas, que se localizam na cóclea sofrem alguma deterioração, impedindo que os sinais sejam enviados ao cérebro.

Como entender o resultado do exame de audiometria?

Métodos de Interpretação da Audiometria

  1. Condutiva: VA > 25dB e VO <= 25dB e o GAP entre a via Aérea e Óssea deve ser > 10dB.
  2. Neurossensorial:VA e VO > 25dB e o GAP entre a via Aérea e Óssea deve ser de até 10dB.
  3. Mista: VA > 25 dB e (VO > 25 ou VO < 25)

Como identificar a perda de audição?

Veja a seguir alguns dos principais sinais de alerta!

  1. Dificuldade para se comunicar em lugares ruidosos.
  2. Leitura labial durante a conversa.
  3. Escuta de zumbido.
  4. Tem intolerância a sons intensos.
  5. Dificuldade para ouvir aparelhos eletrônicos.
  6. Isolamento social.
  7. Depressão.

Como diagnosticar deficiência auditiva?

Diagnóstico. O diagnóstico é feito com o auxílio de um aparelho chamado otoscope, cujo objetivo é detectar a existência de um possível bloqueio do canal devido ao excesso de cera na orelha. Também avalia-se a existência de infecção ou perfuração da membrana timpânica.

Qual médico trata surdez?

Essa é uma dúvida frequente: qual especialista devo procurar se eu achar que estou sendo acometido pela perda auditiva? Um médico especialista em otorrinolaringologia é capacitado para diagnosticar doenças no ouvido (oto), no nariz (rino) e na garganta (laringo).

Como tratar a perda auditiva leve?

O tratamento para a perda auditiva depende da sua causa e é sempre indicado pelo otorrinolaringologista, podendo ser recomendado fazer lavagem ao ouvido, quando tem excesso de cera, tomar antibióticos em caso de otites ou colocar um aparelho auditivo para recuperar parte da audição perdida, por exemplo.

Como controlar a perda auditiva?

6 dicas de como prevenir o problema

  1. evite introduzir qualquer tipo de objeto no conduto auditivo;
  2. realize o tratamento adequado em casos de infeções;
  3. caso não seja possível escapar da exposição sonora acima de 85dB, utilize sempre Equipamentos de Proteção individual (EPI);

Quais são os tipos de perda auditiva?

Veja os 4 tipos de perda auditiva:

  • Perda auditiva condutiva.
  • Perda auditiva neurossensorial.
  • Perda auditiva mista.
  • Perda auditiva neural.

O que causa a perda auditiva mista?

A perda de audição mista tem elementos de perda de audição condutora e perda auditiva neurossensorial. Isso significa que há danos tanto na orelha externa como interna. O ouvido externo não pode conduzir o som adequadamente para a orelha interna, e a orelha interna não pode processar o som para ser enviado ao cérebro.