Como limpar o coto umbilical passo a passo?
Como limpar o coto umbilical passo a passo?
Cordão umbilical: passo a passo para limpar
- Lave bem as suas mãos, higienizando das unhas aos punhos.
- Molhe o algodão ou a toalha com o álcool 70%
- Passe por toda a região em volta do umbigo.
- Você pode levantar o coto para limpar por todas as partes.
- Seque o umbigo muito bem.
Como avaliar coto umbilical?
O que resta do cordão umbilical, que fica ligado ao recém-nascido, dá-se o nome de coto umbilical. 1ª FASE – Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco-azulado. Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5-15 dias.
Qual as fases de maturação do coto umbilical até sua queda?
1ª Fase: Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco azulado; 2ª Fase: O coto umbilical, no segundo dia de nascimento, começa a ficar escuro até preto e, finalmente, prepara-se para cair. QUEDA DO COTO UMBILICAL: Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5/15 dias.
Como fica o coto umbilical antes de cair?
Nos primeiros dias após o nascimento, o coto umbilical tem aspecto gelatinoso, úmido e brilhante, porém depois de alguns dias torna-se seco, endurecido e preto. Além disso, o tempo para cair o coto umbilical pode demorar até 15 dias, no entanto, é diferente para cada bebê.
Como limpar o coto umbilical?
Cuidados para Limpeza do Coto Umbilical I- Limpar ao redor do coto com cotonete embebido em álcool 70%, com movimentos circulares até retirar toda a sujidade; II- Proceder à limpeza do coto, também com cotonete e álcool á 70% III- Secar toda area com cotonete
Como ocorrer a hemorragia do coto umbilical?
A hemorragia do coto umbilical pode ocorrer devido ao atraso na obliteração dos vasos umbilicais. (1) A infeção pode estender-se pela parede abdominal até aos flancos, dorso e períneo, apresentando a pele uma coloração violácea, eritema, edema, por vezes vesículas e bolhas, crepitação, petéquias e progressão da celulite.
Quais bactérias podem contribuir para a infeção umbilical?
Bactérias como o Bacteroides fragilis, o Clostridium perfringens e o Clostridium tetani podem contribuir para a infeção umbilical, especialmente nos recém-nascidos de mães com corioamnionite (2,3).
https://www.youtube.com/watch?v=A6RxghhEykQ