Useful tips

Qual o correto Quarta-feira ou Quarta-feira?

Qual o correto Quarta-feira ou Quarta-feira?

A forma correta é quarta-feira, com inicial minúscula. Os nomes dos dias da semana são escritos com inicial minúscula.

Porque dia da semana tem hífen?

A palavra segunda-feira é um substantivo composto por justaposição das palavras segunda e feira: segunda + feira = segunda-feira. Segundo o novo acordo ortográfico, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma palavra com significado próprio.

Quais as palavras que perderam o hífen?

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

Quando mudou a regra Ortografica?

As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil a partir de hoje (1º). Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.

Como abreviar quarta?

Seg., Terç., Qua., Qui., Sex., Sáb. e Dom.

É correto dizer todas as Quintas-feiras?

Ou seja: toda quinta-feira, sem o artigo definido, como aparece no pé desta nota e no aviso aqui à direita da tela, significa “todas as quintas-feiras”. Já toda a quinta-feira, com artigo definido, refere-se à totalidade de um único dia e quer dizer “ao longo de (determinada) quinta-feira”.

É correto dizer Quartas-feiras?

No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

Tem hífen nos dias da semana?

A forma correta de escrita da palavra é segunda-feira, com hífen. As palavras segunda feira, escritas de forma separada, sem hífen, estão erradas. Devemos utilizar o substantivo feminino segunda-feira sempre que quisermos referir o segundo dia da semana, que fica entre o domingo e a terça-feira.

Quais palavras perderam?

Quantas palavras perderam acento com a Nova Ortografia?

Paroxítonas com os ditongos “oi” e “ei” 904 palavras boia e ideia
Com trema 358 palavras linguiça
Com “u” e “i” tônicos após ditongo 32 palavras feiura
Com acento diferencial 22 palavras pelo (substantivo)
Com o hiato “oo” 18 palavras enjoo

Quais são as palavras que mudaram com a nova ortografia?

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

O que não mudou no novo acordo ortográfico?

A partir da vigência definitiva do Novo Acordo Ortográfico, o trema deixou de ser utilizado. Ou seja, o sinal gráfico que a maioria das pessoas esquecia de colocar quando escrevia “lingüiça” ou “freqüente” agora não existe mais. Sendo assim, as seguintes palavras (entre outras) deixam de levar o trema: agüentar.

Quando foi assinado o novo acordo ortográfico da língua portuguesa?

16 de dezembro de 1990
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor-Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo n.º 54, de 18 de abril de 1995.