Como se relaciona a xenofobia na Europa?
Como se relaciona a xenofobia na Europa?
Outra questão que se relaciona com o aumento da xenofobia na Europa é o crescimento de grupos partidários e políticos de extrema-direita que costumam alimentar uma linha ideológica baseada no antissemitismo, no conservadorismo e outros ideais fascistas, como a “pureza” dos povos europeus.
Quais são os motivos para a xenofobia?
Como discutido no texto, existem diferentes motivos para a xenofobia. São inúmeros casos registrados pelo mundo, envolvendo diferentes países, etnias e religiões. Recentemente, devido à epidemia de um novo tipo de coronavírus, originado na China, tem-se observado o aumento de manifestações de racismo contra os chineses.
Por que a emergência de posições xenófobas na Europa?
A emergência de posições desse tipo intensificou, inclusive, medidas de Estado envolvendo atitudes xenófobas na Europa, como a construção do Muro de Ceuta, construído pelos espanhóis na África para separar a cidade de Ceuta do território marroquino, dificultando assim a entrada de migrantes.
Posso citar casos de xenofobia no Brasil?
Não é incomum citar alguns casos de xenofobia no Brasil contra migrantes e refugiados do Oriente Médio. No Rio de Janeiro, um vídeo viralizou após um refugiado sírio ser atacado verbalmente em Copacabana, com gritos de “Saia do meu país! Eu sou brasileiro e estou vendo meu país ser invadido por esses homens”.
Quais são os estudos sobre a xenofóbica e o racismo?
Bons estudos! http://fuvestibular.com.br/migracoes-internas-externas/ A questão xenofóbica e o racismo estão, sobretudo relacionadas ao crescimento de estrangeiros vindos de outros lugares. Vemos diariamente nas manchetes de jornais, notícias que demonstram o repúdio dos europeus aos imigrantes.
Por que a xenofobia é um problema dos países desenvolvidos?
Mas vamos entender porque a xenofobia é um problema dos países desenvolvidos? Nas últimas décadas um grande número de fluxos migratórios, “invadiram” os principais países europeus. Esses fluxos provenientes principalmente da África e América Latina se direcionaram a tais países em busca de mercado de trabalho e melhores condições de vida.