Porque Ensinar exige liberdade e autoridade?
Porque Ensinar exige liberdade e autoridade?
O filho precisa ter liberdade para decidir, mesmo não acertando em alguns momentos, porque é decidindo que se aprende a decidir senão ele nunca aprenderá a ser ele mesmo por ter sempre os pais a decidir por ele. …
O que ensinar exige Segundo Paulo Freire?
Como afirma Paulo Freire, “ensinar exige rigorosidade metodológica” (1996), ou seja, o educador deve estimular no processo de ensino a capacidade crítica no educando sem a submissão cega para aquilo que recebe de informação.
O que quer dizer ensinar exige consciência do inacabamento?
Quer dizer, já não foi possível existir sem assumir o direito e o dever de optar, de decidir, de lutar, de fazer política” (Idem, 2001, p.
Por que o ato de ensinar exige respeito aos saberes dos educandos?
Para que a fala seja realmente válida é necessário a escuta por parte dos demais. Pois como diz Paulo Freire “ensinar exige saber escutar” e nesse processo “… Somente quem escuta paciente e criticamente o outro, fala com ele, mesmo que, em certas condições, precisa falar a ele” (FREIRE, 2011, p. 111).
Porque ensinar exige alegria?
Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria. A esperança é um condimento indispensável à experiência histórica.
Porque ensinar exige apreensão da realidade?
Ensinar exige apreensão da realidade A capacidade de aprender, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade para nela intervir, recriando-a, fala de nossa educabilidade a um nível distinto do nível do adestramento dos outros animais ou do cultivo das plantas.
O que quer dizer ensinar exige comprometimento?
Ensinar Exige Comprometimento Comprometimento é conhecimento, interação entre aluno e professor, como eles me vêem vai tornar meu trabalho mais fácil ou mais difícil. Hoje em dia o professor precisa estar cada vez mais atento ao que está ao seu redor ou corre o risco de virar peça de museu.
Quais são os saberes necessários à prática educativa?
Saberes necessários à prática educativa
- INTRODUÇÃO.
- CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA.
- CONSTRUÇÃO E AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
- A AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS.
O que significa ensinar exige bom senso?
Para ele, quem ensina precisa ter bom senso. O bom senso é a sensibilidade que todo o educador deve ter; trata-se da capacidade de olhar para além das regras, do que dizem os regimentos e ver as condições que envolvem os processos de ensino, aprendizagem e o próprio contexto que envolve o aluno.
O que Freire quer dizer quando afirma que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível?
É neste cenário que Paulo Freire afirma: ensinar exige a convicção de que a mudança é possível. Note, trata-se de uma exigência. Exigência de convicção. Porque quando o educador acredita que é possível mudar, ele entra em sala e contagia as futuras gerações; o professor motiva os alunos a serem os agentes da mudança.
O que significa ensinar exige pesquisa?
2. ENSINAR EXIGE PESQUISA Não há ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem ensino. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Educo e me educo.
Porque Ensinar exige curiosidade?
A curiosidade é essencial, pois é ela que move a criatividade. Ensinar exige estética e ética: Defende que, a experiência educativa não pode ser meramente técnica, deve aprofundar-se no seu caráter formador, observando e respeitando a natureza do educando.