Qual anatomia do olho?
Qual anatomia do olho?
Componentes do Olho Humano Esclera: é uma membrana fibrosa que protege o globo ocular, sendo vulgarmente chamada de o “branco dos olhos”. É recoberta por uma membrana mucosa, delgada e transparente, denominada conjuntiva. Córnea: é a parte transparente do olho, constituída por uma fina e resistente membrana.
Quais são as partes do globo ocular?
O globo ocular é formado por três camadas: esclera, úvea e retina.
Quantos globos oculares temos?
Músculos extrínsecos oculares: inseridos na superfície externa, garantem os movimentos coordenados dos dois globos oculares; Aparelho lacrimal: produção de lágrimas através da glândula lacrimal. Fazem parte também os ductos e canais que transportam e drenam a lágrima.
O que é globo ocular nos olhos?
O olho humano, também conhecido como globo ocular, possui cerca de 25 milímetros de diâmetro e é responsável pela captação da luz refletida pelos objetos a nossa volta. Essa luz atinge em primeiro lugar nossa córnea, que é um tecido transparente que cobre nossa íris como o vidro de um relógio.
Quais são os órgãos do globo ocular?
Além das pálpebras, cílios e supercílios, que são órgãos de proteção do globo ocular, há ainda, anexos a este, os músculos e o aparelho lacrimal.
Como funciona o globo ocular?
Responsável pela detecção da luz e pela conversão em sinais elétricos, o olho humano ( globo ocular) é um receptor ativado pela luz, tem o diâmetro de aproximadamente de 2,5 cm e fica acondicionado dentro da cavidade orbital, uma caixa óssea protetora coberta por três camadas: túnica fibrosa, túnica vascular e retina. Anatomia do olho humano.
Quais são os anexos do globo ocular?
Anexos do globo ocular e aparelho nervoso. Além das pálpebras, cílios e supercílios, que são órgãos de proteção do globo ocular, há ainda, anexos a este, os músculos e o aparelho lacrimal. Músculos do Olho humano. Os músculos do olho humano são de duas categorias: os extrínsecos e os intrínsecos.
Quais são os músculos do globo ocular?
Cílios: auxiliam na proteção contra os corpos estranhos, a transpiração e dos raios luminosos; Músculos extrínsecos oculares: inseridos na superfície externa, garantem os movimentos coordenados dos dois globos oculares; Aparelho lacrimal: produção de lágrimas através da glândula lacrimal.